quinta-feira, 22 de maio de 2008

AS 3 FASES ANALÍTICAS (1)

I – FASE PRÉ-ANALÍTICA

Recepção
- sugere-se que os recepcionistas tenham formação em patologia
- instruções pré-coleta: uso de drogas e jejum
- procedimentos incluídos no POP (Programa Operacional Padrão) – livro/registro escrito dos procedimentos de laboratório, aprovado pela ANVISA.
A fase pré-analítica compreende as operações que antecedem a análise do "analito", a realização do exame propriamente dito. Fazem parte dessa etapa o contato inicial do cliente com o laboratório e a identificação do material coletado. O agendamento de exames ocorre nessa fase. Trata-se de um processo complexo que integra informações como identificação dos exames solicitados, sexo, idade e peso do paciente, escala de médicos e agendamento de salas de coleta; fornece como produto final a marcação de data para realização do exame e a geração de informações necessárias para o atendimento (preparo do paciente, jejum e/ou outras orientações relativas aos exames agendados). A utilização de um sistema de agendamento digital pode ter importante papel na redução de erros na área médica, principalmente se a entrada de dados for feita pelo próprio médico que solicita o exame. A base de dados com informações relativas a todos os exames é uma parte central dos LIS (Laboratory Information System, ou Sistema de Informática Laboratorial), em que são definidos os elementos do exame, como nome, código de identificação, unidades de medida, valores de referência e valores críticos, entre outros. Neles são baseadas as informações de jejum e preparo fornecidas aos clientes, bem como o preço do exame e locais em que é realizado.
A tecnologia da informação também está presente no processo de atendimento do cliente, desde a abertura de ficha, com sistemas de identificação que variam de busca fonética, para evitar as indesejáveis duplicidades de cadastro, até sistemas de reconhecimento baseado em biometria.
No processo de coleta, a utilização de código de barras para a identificação das amostras provocou grande impacto no fluxo de trabalho, aumentando a eficiência e provocando consistente diminuição de erros e redução de custos.

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