quinta-feira, 22 de maio de 2008

AS 3 FASES ANALÍTICAS (3)

III – FASE PÓS-ANALÍTICA
Em 3 etapas:

1. Resultados dos Exames
- a liberação de resultados é feita por um médico ou biologista

2. Arquivo e Rastreabilidade
- digitalização dos resultados no computador
- consultas a exames anteriores
- os resultados devem ser guardados por um mínimo de 5 anos

3. Descarte de Resíduos

Nos últimos 20 anos, a fase pós-analítica passou por um crescente processo de automação. Na década de 80, os resultados eram entregues em papel, pela retirada na unidade laboratorial, entrega via portador ou correio, passando nos anos 90 para a entrega por telefone ou fax. Hoje, os resultados dos exames são acessados assim que liberados pela área técnica pela Internet ou enviados automaticamente por e-mail para o usuário final, seja ele o paciente ou seu médico. Para isso, foi necessária a criação de mecanismos que garantissem a confidencialidade e a segurança dos dados que passaram a transitar livremente pela rede mundial de computadores. Total confidencialidade e acesso a informações seguem caminhos opostos, seja quando utilizados meios computacionais ou não. A utilização de "firewalls", a criação de uma "rede de perímetro" ou "De-Militarized Zone" (DMZ) e o uso de criptografia em sistemas que possuem acesso à Internet são exigências que proporcionam um nível adicional de segurança necessário a sistemas internos e usuários.
Nessa fase, também se destaca a utilização de sistemas de alerta para resultados de exames definidos previamente como críticos, o que pode reduzir o tempo entre o resultado e a conduta clínica. O sistema deve estar preparado para o envio de alertas para diferentes usuários, por diferentes canais de comunicação: desde simples alertas sonoros até o envio de mensagens por e-mail ou para telefone celular, pager ou fax. Os dados recebidos na forma digital apresentam, ainda, a vantagem de sua incorporação direta em prontuários eletrônicos, transferindo a eficiência do laboratório clínico para o interior do consultório médico.
Após a entrega do resultado, a Internet também pode ser utilizada como canal de comunicação entre o médico solicitante de exames e a equipe de assessoria especializada do laboratório, auxiliando a interpretação dos resultados à luz da literatura mais atual. A utilização do e-mail nesse processo reduz custos, elimina a necessidade de linhas telefônicas para o contato e promove maior comodidade, uma vez que a resposta pode ser fornecida pelo assessor em momento oportuno, otimizando seu tempo de trabalho. Nesse sentido, salienta-se que devem ser seguidas as recomendações a respeito de aspectos legais e éticos da utilização de e-mail para comunicação na área médica.

Nenhum comentário: